top of page

Construtivismo Russo

# Origem

 

O Construtivismo representou um movimento de vanguarda artística (artes plásticas, escultura, arquitetura, cenografia, dança, fotografia, design) que surgiu no início do século XX na capital russa, Moscovo. Durou até meados da década de 1920 e influenciou o movimento artístico da Bauhaus. O Construtivismo Russo foi um movimento de renovação artística e arquitetônica, fortemente vinculado a ideais políticos revolucionários.

 

# Contrutivismo Russo

 

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918), donde a Rússia teve um papel preponderante na “Tríplice Entente”, (grupo formado pela França, Inglaterra e Rússia), e a Revolução Russa (1917), que pôs fim ao regime czarista, com a abdicação do Czar Nicolau II, ambientaram o momento em que o Construtivismo despontava para aliar-se à nova configuração da sociedade socialista e pós Revolução Industrial.

 

Nesse contexto da industrialização, ocorre a substituição dos homens (ou das ferramentas) pelas máquinas, e sobretudo do modo de produção artesanal (doméstico) para a produção industrial (fabril), ou seja, a produção em massa.

 

Essa vertente de influência futurista, esteve preocupada em mostrar uma nova configuração da arte, imbuídas dos aspectos da Revolução Industrial, ou seja, uma arte que rompia com o passado tradicional, trazendo à tona outras formas de apresentação, associados aos avanços técnicos e tecnológicos modernos, por exemplo, as máquinas, engenharia, eletrônica, evolução fabril, dentre outros.

 

Para isso, os artistas construtivistas, sobretudo os precursores e fundadores do movimento Vladimir Tatlin, Aleksandr Rodchenko, El Lissitzky e Naum Gabo, utilizaram a tridimensionalidade, o relevo, o objeto industrial, a fotografia, a tipografia e a moda para expressarem os ideais do movimento.

 

Embora tenha influenciado grande parte da arte moderna ocidental, no Brasil, o Concretismo (influenciou as artes literárias, musicais e figurativas) e Neoconcretismo (influenciou as artes plásticas, escultura, performances e literatura) foram os que mais se aproximaram do Construtivismo Russo.

 

# Principais Caracteristicas

 

  • Rompimento com a arte clássica, tradicional e acadêmica;

  • Utilização de outros suportes, colagens e objetos (pré-fabricados e de uso comum: madeira, plástico, ferro, vidro, arame, etc.);

  • Arte Geométrica, abstrata e tridimensional;

  • Anti-arte e experimentações artísticas;

  • Influência do futurismo, marxismo e racionalismo científico;

  • Contrário ao naturalismo e expressionismo; e,

  • Temas de cunho político e sociais.

 

# Propostas e Novas Técnicas

 

As ideias construtivistas pregaram uma autonomia maior do artista, o fim da arte da elite, e uma democratização radical da arte, significando sua morte no estado em que se encontrava para nascer de outra forma, uma arte democrática, popular e, acima de tudo, funcional, a arte deveria ter uma função social, cumprir um papel prático na vida das pessoas.

 

Deixar de lado a arte de cavalete, alegando ser uma limitação antiquada à produção criativa, e partir para experimentar novas técnicas, como a fotografia, pintura, escultura e design, promovendo experimentações que revolucionariam o mundo da época e que explicam muito do mundo de hoje.

 

Com o Construtivismo Russo, a defesa da morte da arte realista e a pregação de uma arte útil, vemos aparecer a principal abordagem do design que existe hoje: o design funcionalista. Os construtivistas acreditavam que o artista especial, iluminado, pertencia ao passado, e que em um futuro socialista regado pelo desenvolvimento tecnológico, as ferramentas artísticas e, consequentemente, a técnica, deveriam ser radicalmente democratizadas. Seguindo essa linha, vários artistas trabalharam, através de sua arte, o desenvolvimento da comunicação de massas, conseguindo transmitir ideias para uma população que nem sequer sabia ler, impulsionando a alfabetização a partir dessa ideia. Foram fundadas escolas de tecnologia e arte aplicada, que deveriam preparar artistas para a indústria e para a transformação cultural do país e disseminação das ideias construtivistas e socialistas. Vemos, então, o que alguns consideram como o início do ensino formal de design.

  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
  • RSS Classic

© 2023 por DESIGN TÓQUIO. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page